Corpo de Bombeiros contará com auxílio médico em Presidente Prudente/SP

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Presidente Prudente deverá receber o Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências) em janeiro de 2015, conforme informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com o subtenente da corporação, Marcos Bratifisch, o sistema é conhecido como USA (Unidade de Suporte Avançado), “pelo qual teremos um médico e dois enfermeiros compondo a guarnição”. Nesse primeiro momento da implantação, o município contará com a atuação do serviço terrestre, mas posteriormente estará integrado ao sistema de aeromédico com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar.

Reunião GRAU PPD

“Ontem recebemos a visita técnica dos médicos do Grau, divisão da Secretaria Estadual de Saúde, os quais pontuaram que o atendimento deste serviço implantado em Prudente se estenderá para a região”. Conforme o subtenente, o grupo será de “grande importância” para a população, “pois a presença de uma USA, além de médico, enfermeiros e medicamentos, possibilitará cuidados médicos e suporte de vida no exato momento de ocorrências, diminuindo o risco de morte de pessoas presas em ferragens, que caíram em poços, entre outros inúmeros casos possíveis”.

A novidade foi anunciada em reunião entre o Corpo de Bombeiros, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), e o gerente operacional e o diretor técnico Saúde do Grau II, Ricardo Vanzetto e Jorge Ribera, respectivamente, de acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

De acordo com Vanzetto, o Grau funciona com um médico e um enfermeiro que passam por um processo seletivo onde confirmam as capacidades teóricas e são submetidos também a um TAF (Teste de Aptidão Física). No grupo, esses profissionais trabalham junto ao Corpo de Bombeiros e ao Grupamento Aéreo. Ou seja, tanto o médico quanto o enfermeiro podem ter que lidar com situações adversas às que estão acostumados, podendo entrar em enchentes, incêndios, subir em telhados, pular muros, ou socorrer vítimas de soterramentos e atropelamentos.

Sobre a atuação em Prudente, Vanzetto esclarece que o grupo chega ao município com Viatura de Intervenção Rápida, veículo que já chegou à região, e deverá ser tripulado por um bombeiro, médico e enfermeiro. O Águia também passará a funcionar como Aeromédico, para com ele o grupo ir aos locais mais distantes.

Fonte: O Imparcial

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários