EFAI publica nota sobre acidente envolvendo sua aeronave

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A EFAI – Escola de Pilotagem Ltda. frente ao acidente ocorrido na tarde do dia 20 Ago 2012, com transparência e seriedade, apresentou nota de esclarecimento sobre os fatos e demonstrou total compromisso com a segurança operacional. O site Piloto Policial reproduz a nota na íntegra:

A aeronave, um HB350B, de propriedade da escola encontrava-se em voo de treinamento, tendo decolado do Heliponto Viganó 2 às 14h30 minutos com duas pessoas a bordo, o Cmte Edvaldo dos Santos Francisco, em voo de recheque anual para revalidação de habilitação técnica junto à ANAC; e o Cmte João Bosco da Cunha Ferreira, Diretor da EFAI e examinador credenciado por aquela Agência.

Aos 20 minutos de voo, no final de uma aproximação para a área utilizada para os treinamentos, na lateral esquerda da cabeceira 09 do aeroporto Carlos Prates, a aeronave não atingiu o ponto desejado, vindo a colidir com um barranco localizado poucos metros antes.

Com o impacto, a aeronave sofreu danos graves e as operações de pouso e decolagem foram suspensas pela INFRAERO de forma a permitir a movimentação dos veículos de apoio.

Os ocupantes sofreram ferimentos leves, sendo removidos conscientes para o Hospital João XXIII para exames mais detalhados. O último boletim médico aponta estado estável de ambos pilotos, tendo o Cmte Bosco sofrido uma fratura na tíbia direita e outra na coluna; e o Cmte Edvaldo uma fratura na coluna.

Uma equipe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III encontra-se em deslocamento do Rio de Janeiro para Belo Horizonte para o início da investigação que levantará os fatores contribuintes para o acidente, com vistas à prevenção de outros.

A ação inicial no local do acidente, primeiro passo de uma investigação desse tipo, foi realizada por uma equipe do CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) designada pelo SERIPA III com o fim de levantar as informações no local do acidente e liberar a remoção da aeronave, reestabelecendo as operações de pouso e decolagem no aeroporto Carlos Prates.

A EFAI encerra essa nota reforçando sua crença na importância da Segurança de Voo para suas operações, marcadas por este único acidente em 12 anos de atividade.”

Fonte: EFAI.

- Anúncio -

3 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários