- Anúncio -

Estados Unidos – Um helicóptero aeromédico, modelo AgustaWestland AW-109, da North Memorial Air Care, caiu na madrugada de sexta-feira (28), em um aeroporto regional de Minnesota. A enfermeira Deb Schott e o piloto Tim McDonald faleceram no local. O paramédico Josh Duda ficou gravemente ferido e foi levado para o Centro Médico de St. Joseph, em Brainerd.

Nenhum paciente estava a bordo quando o helicóptero acidentou-se no Aeroporto Regional de Brainerd Lakes. Deb Schott, de 58 anos era avó e começou como enfermeira prática em 1980, quando tinha 19 anos de idade. Segundo o banco de dados do Minnesota Board of Nursing, Schott é enfermeira registrada desde 1994. O piloto McDonald deixou sua esposa e quatro filhos.

Investigadores do FAA (Federal Aviation Administration) e do NTSB (National Transportation Safety Board) estiveram no local. O NTSB será responsável pela investigação. O diretor do aeroporto, Steven Wright, disse que os investigadores estão analisando as condições climáticas no momento do acidente. Segundo informações preliminares passadas pelo aeroporto havia nevoeiro durante a aproximação e pouso do helicóptero.

O helicóptero acidentado fica baseado em Brainerd. Duas empresas de helicópteros aeromédicos operam no Aeroporto Regional de Brainerd Lakes: a North Memorial Health Air Care e LifeLink III. Ambas operam 24 horas por dia.

A North Memorial Health Air Care opera nove helicópteros aeromédicos AW109 nas bases de Bemidji, Brainerd, Faribault, Princeton, Redwood Falls, Eveleth-Virgínia e Siren, Wisconsin. Recebe mais de 4.500 solicitações de serviços aeromédicos por ano.

Histórico de acidentes

Desde 2000, houve quatro outros acidentes com helicópteros aeromédicos em Minnesota. De acordo com banco de dados do NTSB, apenas um, em 17 de setembro de 2016, e também envolvendo uma aeronave North Memorial, causou ferimentos graves da tripulação.

Nesse caso, o helicóptero partiu do Aeroporto Regional Brainerd Lakes às 01:37 e colidiu em árvores em uma área residencial perto do Aeroporto Chandler Field, em Alexandria, 27 minutos depois. A tripulação estava a caminho para embarcar um paciente no Douglas County Hospital.

De acordo com o relatório do NTSB, o piloto não conseguiu ver as luzes da pista do aeroporto através do nevoeiro. Ele voou e fez outra tentativa de pouso e atingiu as árvores. O paramédico e a enfermeira sobreviveram ao acidente. O piloto sofreu ferimentos graves e teve a perna amputada em 2017.

Em 2005, um helicóptero North Memorial decolando do North Memorial Medical Center em Robbinsdale sofreu danos durante a decolagem. De acordo com o relatório do NTSB, houve perda de sustentação por motivos indeterminados. O piloto, uma enfermeira de voo e o paramédico escaparam sem ferimentos. Os investigadores não conseguiram determinar a causa exata.

Relatório do NTSB – Acidente de 2005.

Helicóptero aeromédico, modelo AgustaWestland AW-109, da North Memorial Air Care.
- Anúncio -