- Anúncio -
Saer Fron Chapecó

Santa Catarina – O Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER-Fron Chapecó) da Polícia Civil atua integrado com o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA) na região. SARA /SC. Nas últimas semanas as equipes foram acionadas para salvar vidas.

Na quinta-feira (10) realizaram a transferência de um homem de 55 anos, com infarto do miocárdio. Ele foi levado do Hospital São José de Maravilha até o Hospital São Pedro de Xanxerê. O segundo atendimento do dia foi a transferência de uma idosa de 70 anos da Fundação Hospitalar de Cunha Porã para o Hospital Regional de Chapecó. A mulher estava com um quadro de distensão abdominal e choque séptico.

Equipes do SAERFRON e SARA são acionadas para resgates aeromédicos. – Foto: SARA/SAERFRON Divulgação

Na tarde de sábado (12) outra transferência aeromédica de urgência foi realizada do município de Palma Sola para Xanxerê. Segundo o médico do SARA, Dr Rogério Barcala, tratou-se de paciente masculino, V. G., 57 anos diagnosticado com infarto e necessitando de transporte imediato para Unidade de Saúde Especializada, em Xanxerê, referência cardiológica no Extremo Oeste.

Do acionamento do SAER e do SARA até a chegada do paciente no Hospital Regional em Xanxerê, foram apenas 60 minutos, quando o transporte por terra, naquele caso, duraria mais de quatro horas.

Na manhã de segunda-feira (14), as equipes do SARA/SAERFRON realizaram a transferência de paciente de São Miguel do Oeste para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Tratava-se de gestante, com 33 semanas de idade gestacional, com trabalho de parto prematuro.

Foi transferida de helicóptero ao HRO para cuidados e atendimento do recém nascido em UTI neonatal. Em todos os casos, segundo o médico do SARA, Rogério Barcala, o tempo resposta para o atendimento especializado é fundamental.

Equipes do SAERFRON e SARA são acionadas para resgates aeromédicos. – Foto: SARA/SAERFRON Divulgação.
- Anúncio -