- Anúncio -

Portugal – No sábado (24), uma equipe de ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deslocou-se a Faro para uma missão de transporte de paciente que se encontrava no hospital local, para ser tratado com suporte de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

A missão foi realizada em colaboração com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Força Aérea Portuguesa. O paciente diagnosticado com pneumonia grave causada pelo vírus SARS CoV2 (COVID-19), necessitava do suporte de ECMO, uma vez que todas as medidas previamente implementadas não foram suficientes. Ele foi transportado em um avião C-130H (Esquadra 501 “Bisontes”) da Força Aérea Portuguesa.

O CHUC realizou ao longo da última semana o transporte de dois pacientes de Almada e outro de Guarda. Desde o início da pandemia, já foram tratados no CHUC cerca de 40 pessoas com ECMO. ECMO é uma técnica extracorporal de bypass cardiopulmonar, que permite o suporte cardíaco e pulmonar de doentes em falência cardiorrespiratória, com incapacidade para realizarem as trocas gasosas ou de perfusão, capazes de mantê-los vivos.

Força Aérea Portuguesa realiza transporte aeromédico de paciente utilizando ECMO
Força Aérea Portuguesa realiza transporte aeromédico de paciente utilizando ECMO.
- Anúncio -