- Anúncio -

Maranhão – O Governo do Maranhão destinou os serviços aeromédicos contratados pelo Estado para transportar pacientes com COVID-19. As viagens foram iniciadas no sábado (23) e transportam pacientes entre cidades onde há leitos disponíveis na rede hospitalar estadual de tratamento aos infectados pelo vírus. São usados aviões equipados com estrutura de UTI Aérea.

Segundo o Portal da Transparência do Governo do Maranhão foram empenhos em 2020 os valores de R$ 224.483,25 para duas empresas de Táxi Aéreo. Ambas foram contratadas pela Secretaria de Saúde para transporte aeromédico em UTI Aérea. Um dos contratos é de 2017 e outro de 2019.

UTI aérea auxilia no combate ao coronavírus no Maranhão (Foto: Divulgação).

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, os esforços e recursos estão sendo direcionados prioritariamente para a atual situação de crise. “Estamos lutando de todas as formas para combater a COVID-19. Iniciamos a nossa batalha com pouco mais de 200 leitos e, hoje, contamos com aproximadamente 1.500 em todo o estado. O uso dessas aeronaves se soma aos investimentos na rede de assistência aos pacientes e reduz o tempo de transferência para unidades de referência com leitos disponíveis”.

Aparelhadas com estrutura de UTI, incluindo respiradores e equipe médica, as aeronaves além de fazerem o transporte intermunicipal dos pacientes, garantem o monitoramento em tempo real em caso de alguma intercorrência. O objetivo é aumentar a oferta de atendimento aos casos suspeitos e confirmados por COVID-19.

Os primeiros pacientes atendidos pelo novo serviço saíram da UPA Bernardo Sayão, na cidade de Imperatriz, para leitos no Hospital de Cuidados Intensivos e Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Os pacientes também contam com um acompanhante, cuja alimentação e hospedagem estão sendo custeadas pelo Governo do Maranhão.

UTI aérea auxilia no combate ao coronavírus no Maranhão (Foto: Divulgação).
- Anúncio -