Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) realizou na manhã de terça-feira (20), cerimônia de celebração ao seu 18º ano de criação. Durante o evento, foi concedida também a medalha comandante Júlio César, Grande Mérito de Aviação de Segurança Pública do Pará, à personalidades civis e militares que contribuíram para os avanços e conquistas do Grupamento ao longo dos anos.
Desde 2004, quando foi criado o GRAESP, tem vivenciado crescimentos e avanços significativos no âmbito da aviação na segurança pública do Pará, tornando-se referência na região Norte.
Ao longo destes 18 anos, o GRAESP cresceu e hoje agrega mais de 100 profissionais civis e militares, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. O Grupamento atualmente possui 14 aeronaves, sendo 6 helicópteros e 8 aviões, que são utilizados em operações da segurança pública, apoio aeromédico e ações ambientais.
Para o diretor do GRAESP, Coronel Armando Gonçalves, esses 18 anos do Grupamento são comemorados com muita satisfação, pois ao longo de sua criação foi possível reinventar sua funcionalidade, ampliando sua atuação e seus serviços em prol da sociedade paraense.
“Pudemos acompanhar de perto os avanços que o Grupamento vivenciou. Hoje, temos uma estrutura operacional e administrativa muito maior, oferecendo segurança e compromisso, o que nos deixa muito orgulhosos da missão que nos foi dada. Atuamos com a qualidade merecida e respeitando as dimensões do nosso estado, as quais são muito características da região amazônica, em ações de segurança pública, defesa social, no combate a crimes ambientais, no auxílio à saúde, em especial no transporte às vacinas contra a pandemia. Entre tantos serviços prestados à nossa sociedade com muita satisfação e empenho dos nossos servidores”, ressaltou o diretor do GRAESP.