Rio de Janeiro – O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizou, entre os dias 19 e 23 de julho, treinamento de salvamento em altura com uso de helicópteros para militares da Marinha do Brasil.
O treinamento com cerca de 50 horas se dividiu em 3 fases: nivelamento, proficiência e simulado. Na fase de nivelamento foi utilizado o campo de instruções do GBS e contou com instruções práticas de inspeção básica de equipamentos de altura, nós e voltas, equipagem e checagem e adaptação a altura.
Na segunda fase foram utilizados os campos de instrução da Base Operacional do GOA, sediado na Lagoa Rodrigues de Freitas, e do Complexo de Ensino. Os militares da Marinha praticaram o rapel livre na torre, rapel de esqui, resgate Mcguire, resgate arborizado de paraquedas, resgate Mcguire com maca, além dos aspectos de segurança de voo, aproximação, embarque e desembarque de helicópteros.
A terceira fase também aconteceu na Base Operacional do GOA e foi simulada uma aproximação do helicóptero com embarque, onde os alunos praticaram o rapel da aeronave para o resgate.
Para o comandante do GOA, Cel BM Ricardo, o treinamento é parte integrante do currículo do Curso Especial de Tripulante Aéreo de Resgate para Busca e Salvamento (C-ESP-TAR-SAR), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval da Marinha do Brasil.
“É sempre um enorme prazer poder colaborar com a formação dos profissionais de salvamento aéreo da Marinha”, complementou Ricardo, comandante do GOA.