Guardiões da Vida do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina completam três anos salvando vidas

- Anúncio -

Santa Catarina – Na manhã desta sexta-feira (01/02) o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) comemorou os três anos de ativação em Florianópolis. Até a presente data foram desempenhadas 2.097 missões, 1.866 pessoas foram diretamente atendidas, com 1.484 horas operacionais voadas.

O efetivo militar conta com três pilotos comandantes de aeronaves, sete copilotos (comandantes de operações aéreas), 22 tripulantes operacionais, quatro apoios solo e dois mecânicos de aeronave especializados. O BOA atua com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU), em uma equipe composta por sete médicos e sete enfermeiros com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.

Na ocasião o comandante da unidade, Tenente Coronel BM Edupércio Pratts, relembrou a história do resgate e salvamento com o uso de aeronaves, que começou há mais de 25 anos no Corpo de Bombeiros Militar catarinense. Foram homenageadas então personalidades que ajudaram a construir o resgate aéreo em Santa Catarina, presenteadas com o livro “Arcanjo”, de autoria do comandante e do Coronel BM RR Álvaro Maus, ex-Comandante-Geral do CBMSC.

A publicação conta a trajetória da criação do Batalhão e a demonstração da utilidade pública, apoiada pela força do apelo popular à época, de um serviço desta natureza. Também foram homenageados aqueles que colaboraram com o Batalhão em diversas causas internas e externas, presentados com um mimo representando o Helicóptero Arcanjo-01.

A solenidade festiva também foi marcada pelos atos de entrega de medalhas por Tempo de Serviço Categoria Prata (20 anos) e Medalha de Mérito Bombeiro Militar Categorias Bronze e Ouro. O Sr Paulo Laux prestou uma homenagem ao Batalhão de Operações Aéreas presenteando a unidade com uma pintura de óleo sobre tela de sua autoria, descerrada na ocasião.

- Anúncio -