O Air-1, como é chamado o helicóptero da polícia de Winnipeg/Canadá, efetuou o atendimento de 2.000 chamadas e apoiou a realização de 127 detenções em seu primeiro ano de operação, de acordo com relatório divulgado pela polícia.
O relatório divulgado também cita que a aeronave Air-1 também foi despachada para 192 missões que foram posteriormente canceladas.
O helicóptero foi despachado como a principal unidade de atendimento em 652 vezes e ajudou as unidades de patrulha em terra a realizarem 127 apreensões, diz o relatório.
Desde que iniciou suas operações, em fevereiro de 2011, o helicóptero Air-1 tem participado em diversas missões de investigação, patrulhamento, apoio a verificação de arrombamentos, roubos, assaltos e outros incidentes.
Uma equipe de nove pessoas opera o helicóptero, incluindo um piloto-chefe, dois pilotos, quatro oficiais de voo tático (TFO), um sargento e um mecânico de manutenção de aeronaves.
O Insp. Mike Herman, que lidera a tripulação, reconheceu que houve muitos desafios em seu primeiro ano de operação, incluindo reparos não programados da aeronave – o motor teve que ser trocado várias vezes – que deixou o helicóptero inoperante por alguns dias.
Essa matéria publicada pela CBC News foi baseada no relatório minucioso divulgado pelo Departamento de Polícia de Winnipeg acerca do primeiro ano de operação da aeronave no departamento. Importante notar a preocupação de administração de gastos, publicidade e consenso de seus planejamentos financeiros e resultados operacionais, o que torna sua leitura imperdível.
Veja alguns vídeos das ocorrências atendidas pelo Air-1:
Clique e leia o relatório completo (em inglês)
Fonte: CBC News / Polícia de Winnipeg