São Paulo – Anunciada logo após os protestos de junho pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) como uma das medidas para compensar o recuo no aumento das tarifas de trem e metrô, a venda do helicóptero usado pelo tucano fracassou.

Nenhuma proposta pela aeronave Sikorsky, modelo S-76 A, matrícula PP-EPF, foi apresentada na última quarta-feira (16) na abertura dos envelopes da concorrência internacional feita pela Casa Militar. O valor mínimo do helicóptero (ano 1983) fixado pelo governo era de US$ 1,02 milhão, ou R$ 2,21 milhões.

Helicóptero do Governador Geraldo Alckmin.

Se a venda tivesse sido realizada, o governador iria se deslocar com o helicóptero Águia, da Polícia Militar. Alckmin usou o helicóptero do governo do Estado para buscar o filho, a nora e os dois netos no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, em dezembro do ano passado, gerando polêmica.  O tucano não tinha compromisso oficial no local naquele dia.

A aeronave partiu do Palácio dos Bandeirantes rumo ao aeroporto de Guarulhos. Lá, a aeronave teve autorização para pousar no pátio 6, chamado de pátio vip do aeroporto.

O governador e a primeira-dama, Lu Alckmin, foram então ao encontro da família, que vive no México. Depois de aguardarem os trâmites de alfândega e imigração, voltaram todos para o Palácio dos Bandeirantes.

O governo estadual afirmou que o tucano tinha o direito de usar a aeronave para buscar a família porque se tratava de um veículo de representação à disposição do governador, que se “destina a qualquer dos seus deslocamentos enquanto ele estiver no exercício do cargo, 24 horas por dia”.

O Palácio dos Bandeirantes citou ainda como exemplo decreto do governo federal que trata do uso dos veículos pelo presidente, o vice-presidente e ministros de Estado Não há uma lei estadual que trate do uso das aeronaves. Há normas colocadas pela Casa Militar, que é subordinada ao gabinete do próprio governador.

2 COMENTÁRIOS

  1. DEVERIA MESMO É DOAR A AERONAVE PARA SERVIR A POPULAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, A QUAL PAGA SEUS IMPOSTOS E O GOVERNO UTILIZA PARA COMPRAR AERONAVES E ETC!!! NADA MAIS JUSTO E COM CERTEZA PRODUTIVO. HAJA VISTO QUE A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA DE SP AINDA NÃO DISPOR DE UM HELICÓPTERO DESSE PORTE QUE POSSA SERVIR AS NECESSIDADES DO CONTRIBUINTE CASO NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO NO MAR ALÉM DA ORLA DAS PRAIAS. SENDO ASSIM FAÇA A DOAÇÃO AO GRUPAMENTO AÉREO DA PMESP E COLOQUE-O A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários