- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Portugal – No mesmo dia, quarta-feira (27), a Força Aérea Portuguesa realizou duas operações, uma com a Esquadra “Pumas” e outra com a Esquadra “Linces“. A primeira foi o resgate de um homem após queda de falésia na Praia do Giribeto, Ericeira, vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas” realizou o resgate.

A aeronave descolou por volta das 19h20 da Base Aérea N.º 6, do Montijo e em 20 minutos de voo estava no local. O homem foi resgatado através do guincho pelos tripulantes do helicóptero e em seguida foi transportado para o Aeródromo de Trânsito N.º 1, Figo Maduro, de onde foi encaminhado ao hospital por uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Transportes aeromédicos

A segunda operação foi realizada pela Esquadra 504 – “Linces“. Os dois pacientes foram transportados no avião Falcon 50, um de Lisboa para o Funchal (Madeira) e outro de Ponta Delgada (Açores) para Lisboa. No total, os transportes tiveram duração de oito horas e vinte minutos.

A aeronave descolou do Montijo em direção ao Funchal, para transportar um paciente para a Madeira e, no decorrer da missão, a mesma tripulação foi acionada novamente para transportar um paciente, que precisava de assistência médica urgente, de Ponta Delgada (Açores) para Lisboa. Em Lisboa o doente foi encaminhado para uma Unidade Hospitalar.

Em todos os voos uma equipa médica do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea acompanha a missão para garantir todos os cuidados de saúde dos pacientes durante a viagem.

Transporte de bebê

No dia 21 de maio o Esquadrão também realizou o transporte aeromédico de um bebê, de 6 meses, da Madeira para o continente. O avião descolou da Portela com destino ao Funchal, ilha da Madeira. Em Monte Real, a criança foi  transferida para uma equipe de transporte inter-hospitalar pediátrico do INEM, que o acompanhou até ao Hospital Universitário de Coimbra.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários