- Anúncio -

Paraná – Na última semana, equipes aeromédicas do Saúde 10 do SAMU Regional Norte Novo/SESA, que atendem 130 municípios em um raio de 250 km de Maringá, foram acionadas para diversas missões, especialmente acidentes de trânsito. Foram 11 resgates e 4 remoções aeromédicas. Nessas ocorrências, 14 pacientes foram transportados em pouco mais de 11 horas de voo.

As ocorrências em que o helicóptero é empregado são aquelas em que há vítimas graves e que precisam de atendimento rápido. Na semana de 10 a 17/02 atenderam ocorrências de capotamento, atropelamento, colisão com anteparo e queda de paramotor, além de casos clínicos como cardiopatia cianótica, acidente vascular cerebral, parada cardiorrespiratória e cetoacidose diabética.

Via de regra, o primeiro atendimento nos resgates é realizado por ambulâncias do SAMU 192, SIATE 193, e das concessionários da rodovias, além de viaturas da Polícia Militar e da Defesa Civil. Para todos os casos a Central de Regulação faz a intermediação para que o paciente seja levado a um hospital que possua o leito e a especialidade necessária.

O protocolo PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma) básico e avançado é realizado pelas equipes de operadores de suporte médico (OSM) em cena, estabilizado e helitransportado ao hospital de referência.

Salvando vidas

Na tarde de domingo (16), um piloto de paramotor ficou ferido após se acidentar durante o pouso do equipamento entre Maringá e Astorga, no norte do Paraná. O helicóptero Saúde 10 foi acionado para socorrer a vítima.

O local fica em área rural e de difícil acesso. A equipe aeromédica acessou a vítima e fez sua estabilização para embarque. Apresentava lesões nas pernas. A aeronave permaneceu acionada tendo em vista o local do pouso ser irregular. O rapaz, de 28 anos, foi embarcado e levado de helicóptero ao hospital Santa Casa de Maringá.

Reconhecimento e valorização

Na sexta-feira (14), o serviço de operações aéreas do SAMU Regional Norte Novo/SESA recebeu a visita do Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior. Durante o encontro reforçou o apoio ao serviço e ampliação da estrutura.

Coordenadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) do Paraná, além de Maringá, existem bases do serviço aeromédico em Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. O serviço é realizado pelo SAMU 192 nas bases de Maringá, Cascavel e Londrina.

Na base de Curitiba o serviço é realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e pelo SIATE do Corpo de Bombeiros. Em Ponta Grossa o serviço é integrado entre o SAMU e BPMOA.

Visita do Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior.
- Anúncio -