Pará – Na tarde de sábado (13), uma aeronave do Governo do Pará transportou um paciente com COVID-19 de São Sebastião da Boa Vista, município do Arquipélago do Marajó, para o Hospital de Campanha de Belém.

A aeronave pousou no município por volta das 16h40 e decolou às 17h15 rumo ao Hospital de Campanha. A ação somente foi possível pela parceria entre a coordenação da Policlínica Itinerante e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP).

“Que alívio. A equipe mobilizou rapidamente a transferência para Belém, tudo em tempo recorde. A família ficou muito aflita, mas tudo deu certo. Só tenho a agradecer ao Governo do Pará pela assistência. Foi fundamental. Agora meu irmão está bem assistido”, disse a irmã do paciente, que acompanhou o embarque.

Kelly Mendes, técnica do TerPaz (Programa Territórios pela Paz), que integra a equipe, esteve ao lado do paciente durante todo o processo. “Em casos mais graves, o primeiro passo é levar o paciente até o Hospital Municipal para estabilizá-lo, e então providenciar o apoio do GRAESP”, informou.

O trabalho realizado pelo serviço aeromédico e pelo GRAESP tem sido fundamental desde o início da pandemia, seja para transportar medicamentos, amostras para teste de COVID-19 e pacientes do interior que necessitem de internação em hospitais da capital paraense.

A Policlínica Itinerante é um navio equipado e com 32 profissionais para atender a população do arquipélago marajoara. O objetivo é oferecer assistência médica diferenciada para evitar o agravamento de casos da COVID-19.

No primeiro dia de atendimento foram realizadas 168 consultas médicas, 68 testes rápidos e 26 exames PCR (coleta de secreção), e entregues 112 medicamentos. Na segunda-feira (15), o serviço chega ao município de Cachoeira do Arari; no dia 16, a Salvaterra e, por último, no dia 17, a Soure.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

onze + dezesseis =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários