- Anúncio -

Minas Gerais – Na tarde de sábado (23), na cidade de Capelinha, o pequeno H. nasceu prematuro com 30 semanas de gestação e pesando apenas 1,5 Kg. Por 3 horas a equipe médica do SAMU de Minas Novas lutou contra o tempo para estabilizar a criança, mas ainda assim precisava de cuidados intensivos.

Enquanto a equipe médica atuava em Capelinha para manter o recém nascido vivo, outra equipe médica do SAMU Cisnorte em Teófilo Otoni buscava leito em hospital para acomodar a criança e receber atendimento especializado.

A regulação, promovida pela Secretaria de Saúde, conseguiu viabilizar uma vaga no hospital de Teófilo Otoni. Diante da urgência para o deslocamento e devido ao longo tempo que levaria para o transporte por terra (cerca de 4h00), a Secretaria de Saúde acionou a Polícia Militar para realizar o transporte aeromédico noturno em um de seus aviões.

Como as equipes dos aviões e helicópteros da Polícia Militar permanecem em pronto emprego 24h todos os dias da semana, a PM foi acionada e o Pégasus 16, avião King Air C90, decolou para Capelinha já ao anoitecer, pousando no período noturno.

A criança foi embarcada juntamente com a equipe médica e transportada até a cidade de Teófilo Otoni. Voando contra o tempo para salvar a vida do pequeno H. o voo durou apenas 20 minutos e ocorreu sem nenhuma intercorrência. O bebê foi recebido pela equipe médica de Teófilo Otoni.

Após o transporte, o avião retornou com a equipe para Capelinha e depois para a sua base no hangar do Comando de Aviação da PM, localizada no aeroporto da Pampulha, onde a equipe de pilotos e a aeronave permanecem em prontidão para outros acionamentos.

A parceria entre a SES e a Polícia Militar é fruto de um convênio que já permitiu a remoção aeromédica de centenas de enfermos e o transporte de inúmeros órgãos vitais para transplante.

A Polícia Militar de Minas possui atualmente 06 aviões de pequeno e médio porte e 09 helicópteros, distribuídos nas bases de Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares e Poços de Caldas, além da sede em BH.

O Cap PM Jean Carlos, um dos pilotos do aviação, ressaltou a importância do treinamento e da preparação do voo para oferecer mais segurança à operação “É importante que os pilotos, antes de realizarem operações noturnas desse tipo, treinem no local onde vão operar durante o dia e durante a noite para conhecer a área de aproximação e da pista de pouso, além da avalização meteorológica e ajuste altímetro. Como há pousos em campos não homologados é importante saber a altura do local. Planejando, evita-se surpresas.”

- Anúncio -