- Anúncio -

Alagoas – Percorrer uma distância de aproximadamente 250 km em 50 minutos, garantindo uma assistência rápida e segura é o que torna a equipe aeromédica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Alagoas essencial para a população. Esse foi o percurso traçado pelo helicóptero Falcão 05 entre as cidades de Maceió e Recife, na quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra.

A ida da equipe até a cidade vizinha foi feita para realizar a transferência de uma criança para o Hospital Real Português, em Recife, local onde o menino, de um mês de vida, será submetido a um procedimento cirúrgico. De acordo com Mirelle Torres, enfermeira do SAMU Aeromédico, a criança passou por uma cirurgia de bandagem da artéria pulmonar, no Hospital do Coração de Alagoas, em Maceió.

“O estado do bebê é considerado estável. Ele estava entubado e o levamos até Recife para que outros problemas de saúde associados a cardiopatia sejam tratados”, explicou a enfermeira.

SAMU Aeromédico transfere crianças com cardiopatia congênita para Maceió e Recife. Foto: Divulgação.

Após a equipe Aeromédica realizar essa primeira transferência, uma segunda criança, que também estava em Recife, esperava para ser trazida de volta para Maceió. Segundo Adriano Belo, médico do SAMU, essa segunda ocorrência era uma menina de dois meses de idade.

“Ao voltarmos para Maceió, trouxemos uma bebê que havia passado por um procedimento cirúrgico na unidade hospitalar de Recife para a correção de uma cardiopatia congênita”, disse o médico.

A criança foi levada para a UTI pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Para Marcos Ramalho, supervisor do SAMU Alagoas, são essas ocorrências delicadas que mostram a eficiência e a importância do serviço Aeromédico para a população alagoana.

“Esses dois pacientes apresentavam um quadro muito complicado e não poderiam ser transportados por via terrestre, durante quase quatro horas. Por isso a importância do Governo de Alagoas manter com recursos públicos um helicóptero exclusivo para o serviço Aeromédico”, finalizou o Supervisor.

- Anúncio -