Samu Aeromédico resgata bebê em Penedo e o transfere para Maceió

Pela quarta vez este ano, o “Arcanjo”, Samu Aeromédico realiza salvamento em Penedo. Sendo, que nesta manhã de terça-feira (27), foi a terceira que o resgate é usado para transferir um recém-nascido por falta de UTI na cidade. Um bebê de apenas seis dias de vida, que nasceu na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, precisou de cuidados mais avançados.

Sem UTI, mais um recém-nascido precisa ser levado para tratamento em outra cidade. Foto: Roberto Miranda.

Davi Luiz nasceu na última quarta-feira (21), com desconforto respiratório. “O bebê apesar de não ser prematuro, está com desconforto respiratório, possivelmente ocasionado por uma má formação da laringe. E para constatar a patologia, precisa de cuidados mais específicos e ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, explicou o pediatra Paulo César, que solicitou a transferência.

O Bebê foi encaminhado ao Hospital dos Usineiros, em Maceió. Lá, vai passar por uma laringoscopia, exame realizado nas vias aéreas (nariz, faringe e laringe), por meio de um aparelho com o nome de fibroscópio, que tem por objetivo, ajudar no diagnóstico da patologia. A partir do resultado, vai saber se existe a necessidade de procedimento cirúrgico.

A transferência contou com o apoio do corpo médico da Santa Casa de Penedo, de uma equipe Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), base Penedo e da equipe do Arcanjo, formada pelo comandante da aeronave, um tripulante, um médico e uma enfermeira.

Como funciona

O Samu Aeromédico, batizado de “Arcanjo”, funciona integrado com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Serviço Aéreo de Resgate de Alagoas é administrado pelo Samu, que fornece o médico e um enfermeiro para compor a equipe, com o piloto e o tripulante operacional do CBM. Ele é solicitado em todo o estado diante de situações que necessitam de extrema agilidade.

Sem UTI, mais um recém-nascido precisa ser levado para tratamento em outra cidade. Foto: Roberto Miranda.

Fonte: Aqui Acontece

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

18 + 16 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários