- Anúncio -

Rio de Janeiro – Uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros foi acionada pela Central Estadual de Transplantes no final da tarde de quinta-feira (17) para realizar o transporte de equipe médica ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, Penha Circular, a fim de realizar a captação de um coração.

A equipe do helicóptero Saúde 01, formada pelo Ten Cel BM Rammon Dias e Maj BM Danilo Teixeira, decolou da base em Jacarepaguá às 18h30 e pousou com segurança no pátio da garagem de ônibus da Viação Nossa Senhora de Lourdes, próxima ao hospital. A equipe da aeronave aguardou a captação do órgão. Passadas algumas horas, com a equipe médica e o coração embarcados na aeronave, a equipe deslocou-se Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras.

O pouso foi realizado no Palácio Guanabara. O paciente que iria receber o coração já aguardava para o transplante. A cirurgia durou toda a noite e madruga e foi considerada um sucesso pela equipe médica. Às 22h10 a equipe do helicóptero Saúde 01 já estava pousada na Base de Jacarepaguá.

Esse helicóptero biturbina, modelo AS355NP, pertence à Secretaria de Saúde e é operado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. O GOA possui um setor chamado de Assessoria de Captação de Órgãos Vitais (ACOV) que tem a responsabilidade de gerenciar essas demandas e adequá-las à capacidade operacional do Grupamento.

Pela norma do GOA, o ACOV é chefiada por um oficial superior, piloto com habilitação na aeronave empregada, com no mínimo 01 ano de experiência na função de comandante. Como essas operação são complexas e podem acontecer no período noturno, a exigência de experiência é fundamental para a segurança e boa gestão da operação. O Maj BM Medina é o atual assessor.

- Anúncio -