- Anúncio -

Polônia – O Serviço de Ambulância Aérea da Polônia (LPR – Lotnicze Pogotowie Ratunkowe) iniciou no dia 12 de dezembro, em Varsóvia, o treinamento do primeiro grupo de médicos ucranianos que trabalharão atendendo soldados e cidadãos feridos em guerra. Essa é uma iniciativa das primeiras-damas da Polônia e da Ucrânia.

O treinamento é uma resposta à necessidade da Ucrânia na capacitação de médicos para atendimento e evacuação aeromédica em zona de guerra, mas também para a implementação de projeto de Serviço de Emergência Médica por Helicóptero (HEMS) no país.

Com base nos regulamentos e normas em vigor na União Europeia, a formação, com a duração de 10 dias, abrangerá os seguintes temas:

  • questões relacionadas com a gestão de recursos humanos na tripulação HEMS, com particular destaque para os princípios de comunicação e cooperação eficazes a bordo;
  • procedimentos operacionais usados ​​durante as missões HEMS;
  • procedimentos médicos: padronização de equipamentos médicos, atendimento especializado de pacientes, incluindo procedimentos específicos durante o voo, como parada cardíaca e intubação endotraqueal;
  • exercícios práticos de preparação e evacuação, da zona de guerra (ou seja, a zona onde o helicóptero não pode pousar), de paciente para o destino final;
  • familiarizar os participantes com os princípios de treinamento e manutenção de qualificações pelo pessoal HEMS usando um simulador de voo.

A capacitação será ministrada por instrutores médicos, instrutores de voo, que treinam diariamente o pessoal do Serviço de Resgate Aéreo da Polônia. A última etapa do treinamento consistirá em trabalhar em uma das 10 bases do LRP.

Em janeiro de 2023, médicos ucranianos também receberão treinamento para tratar vítimas com queimaduras graves. O projeto prevê capacitar no total 550 médicos e paramédicos na Ucrânia.

Os treinamentos foram inaugurados em uma coletiva de imprensa com a participação de Robert Gałązkowski, diretor do LPR; Adam Niedzielski, Ministro da Saúde; Jacek Siewiera, chefe do Departamento de Segurança Nacional e Irina Mykychak, Vice-Ministra da Saúde da Ucrânia.

Ônibus ambulância

Recentemente, a Noruega doou cinco ônibus ambulância para a Ucrânia. Eles são equipados com macas, equipamentos médicos, inclusive para suporte respiratório. Os ônibus militares funcionam como uma unidade móvel de terapia intensiva com cinco leitos. O Governo da Noruega destinou € 2,9 milhões para a compra dos ônibus especialmente equipados.

- Anúncio -