Ceará – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Fortaleza (SAMU), a Coordenadoria Integrada de Operações de Aérea (CIOPAER), alunos e professores da Universidade de Fortaleza (Unifor) participaram no dia 14/12, do Simulado Realístico de Incidentes com Múltiplas Vítimas.
A simulação foi desenvolvida em um cenário onde houve um acidente de trânsito, entre um ônibus e um carro, ocasionando 31 vítimas. A vítima mais grave foi resgatada e socorrida por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações de Aérea (CIOPAER), que participou pela primeira vez do treinamento.
No simulado, o Corpo de Bombeiros participou com uma viatura de combate à incêndio tipo Auto Bomba Tanque (ABT) e três ambulâncias do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) que prestam o serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Alunos e Professores da Universidade de Fortaleza (Unifor) participaram desse simulado na condição de vítimas e dando suporte as equipes de emergência. O simulado contou com a utilização do método START. A primeira edição foi realizada em 2016, por iniciativa do Ten-Cel do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará, Albert Einstein Arruda, em parceria com a professora Julyana Freitas.
O método START
A criação do método START data de 1983, quando bombeiros-paramédicos de Newport Beach e a equipe médica do Hoag Memorial Hospital (EUA) propuseram um processo de triagem de vítimas simplificado e tratamento rápido (Simple Triage and Rapid Treatment – START).
Esse método de triagem de vítimas não preconiza o diagnóstico médico e, sim, a classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência.