- Anúncio -

Paraíba – Na sexta-feira (23) e no sábado (24), aeronaves do estado da Paraíba foram empregadas em atendimentos aeromédicos de pacientes críticos. Um idoso de 77 anos, vítima de traumatismo craniano encefálico (TCE) grave, e uma paciente de 35 anos, com cardiopatia grave, foram atendidas pelos serviços aeromédicos oferecidos pelo estado.

O idoso, residente no município de Bananeiras, após sofrer uma queda da própria altura e perder a consciência foi levado ao Hospital Municipal de Bananeiras. Com a gravidade do caso, a Central Estadual de Regulação providenciou a transferência imediata para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Equipe do helicóptero Acauã do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram a transferência.

No sábado (24), a paciente com cardiopatia grave, internada no Hospital Regional de Sousa, no Sertão, foi transferida pelo avião do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (GRAME), operado pelo Corpo de Bombeiros e integrado ao programa estadual Coração Paraibano.

Após o pouso no Aeroporto Presidente Castro Pinto, a paciente foi levada de ambulância para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, onde passou por exames para auxiliar a definição do procedimento a ser realizado para sanar o problema na válvula cardíaca.

Segundo o secretário estadual da saúde, Jhony Bezerra, a agilidade na transferência é um dos pontos-chaves para garantir a sobrevivência sem sequelas de pacientes críticos. “Hoje a Paraíba conta com um sistema de saúde eficiente, oferecendo serviços de alta qualidade na rede pública e nós ficamos felizes de dar a nossa contribuição porque sabemos a diferença que isso faz na vida das pessoas”, enfatizou.

- Anúncio -