- Anúncio -

A Associação Brasileira de Psicologia da Aviação – ABRAPAV realizou em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto de 2016, o I Congresso Nacional de Psicologia da Aviação. O site acompanhou todo o evento que aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi e reuniu mais de 250 profissionais.

Psicólogos, estudantes de psicologia, aeronautas, aeroviários, especialistas da área de saúde e administração de pessoal, proteção ao voo, representações sindicais (empregados e patronais), universidades e institutos de pesquisas prestigiaram o evento. O congresso diversificou as apresentações e discussões, oferecendo aos participantes palestras, debates, grupos temáticos e exposição de produtos, além de propiciar troca de experiências profissionais entre todos os presentes.

No primeiro dia, Cesar da Silva Santos, vice-presidente da ABRAPAV, contou um pouco sobre a trajetória da associação, como foi idealizada, criada e quais são planos para o futuro. Logo depois os participantes ouviram Selma Leal de Oliveira Ribeiro, presidente da ABRAPAV, falar sobre os caminhos da psicologia da aviação.

ABRAPAV realiza Congresso e apresenta novos rumos para a Psicologia na Aviação. Foto: Roberto Caiafa.

Selma falou emocionada da história da associação, das pessoas que fizeram e fazem parte desse processo de construção e como essa área do conhecimento é relevante e impactante para a aviação. Com o grupo formado, ficou claro que a psicologia tem agora um lugar cativo nas discussões que envolvem a evolução e melhoria da aviação. Selma falou sobre os objetivos da ABRAPAV e, dentre eles, destacou-se a busca pelo reconhecimento formal da Psicologia da Aviação como uma área de especialização para a atuação do psicólogo.

No período da tarde foram criados grupos de discussão para tratar de assuntos afetos à psicologia, relacionados à aviação regular, aviação não-regular e aviação geral, aviação militar, órgãos reguladores e de classe, aeroclubes e universidades, hospitais e clínicas, espaço aéreo e aeroportos. Ao final dos debates cada grupo fez breve explanação aos participantes, apontando as principais necessidades em cada área relacionada do ponto de vista da psicologia.

No segundo dia ocorreram palestras e mais debates, abrangendo assuntos diversificados e com profissionais de diversas áreas da aviação. Na parte da manhã foram ministradas duas palestras, a primeira sobre a Cultura de Segurança na Aviação e a segunda sobre Investigação de Acidentes Aeronáuticos. Logo após as palestras aconteceram dois debates, um sobre a Avaliação Psicológica dos Aeronautas, outra sobre a Prevenção de Acidentes na Aviação.

Nos debates sobre Avaliação Psicológica dos Aeronautas, participaram representantes da ANAC, CEMAL, Conselho Federal de Psicologia e Sindicato Nacional dos Aeronautas. Nos debates sobre Prevenção de Acidentes na Aviação, participaram representantes da Infraero, Latam, Gru Airport, Wapyia/Universidade Anhembi Morumbi, Embraer e Gol Linhas Aéreas.

A última palestra do Congresso foi apresentada pela professora da PUCSP, Maria Helena P. Franco, que falou sobre “Gestão de Crise na Aviação”. O Congresso propiciou momentos de confraternização e troca de experiências entre os participantes. O evento contou também com expositores que apresentaram produtos de interesse da psicologia.

Para a ABRAPAV, a psicologia na aviação será mais um incremento positivo para a segurança de voo e para o bem-estar das pessoas que trabalham nessa atividade. Esse foi o principal foco do Congresso.

Dessa vez a prevenção e a investigação de acidentes aeronáuticos, a gestão de pessoas e processos da aviação foram debatidos e apresentados por psicólogos e profissionais da área. Sem dúvida um marco importante para o desenvolvimento da aviação nacional.

Para saber mais acesse: Abrapav.com.br
Texto: Eduardo Beni, Resgate Aeromédico.
Fotos: Roberto Caiafa.

- Anúncio -