Inema contrata helicóptero para fiscalização e monitoramento ambiental

inema-2-285x200

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) do estado da Bahia contratou, este mês, uma empresa especializada na prestação de serviços de transporte aéreo por meio helicóptero. O objetivo com o investimento de R$ 2,4 milhões é ampliar a capacidade de prevenção e combate aos crimes ambientais em todo o estado.

A locação foi realizada via pregão eletrônico, após análise e julgamento das propostas de preços e habilitações, e contempla um helicóptero com piloto e combustível para utilização do Inema em atividades de fiscalização e monitoramento.

Para a diretora de Fiscalização e Monitoramento do instituto (Difim), Lúcia de Fátima, a utilização da aeronave será fundamental para que o trabalho seja mais eficiente. “Será possível identificar com maior precisão áreas onde ocorram desmatamento ilegal, permitindo, inclusive, maior eficácia na localização das rotas de escoamento da madeira”.

Segundo a diretora geral do Inema, Márcia Telles, o helicóptero será importante também nas operações em casos de derramamento de óleo em águas interiores e costeiras e de floração de algas tóxicas. “O uso do equipamento possibilitará o reconhecimento da extensão das áreas atingidas, a coleta de material para análise laboratorial, além de auxiliar na identificação dos responsáveis nos casos de acidentes com derramamento de óleo”. Ele informou que a aeronave será utilizada também na prevenção e combate à escassez de água e intervenções em corpos hídricos e da pesca predatória com uso de explosivos, entre outras ações.

Fonte: Governo da Bahia

Escreva um comentário

dois + 16 =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários