- Anúncio -

Rio de Janeiro – Em dezembro, a Polícia Militar recebeu mais um lote de viaturas operacionais semiblindadas, blindadas, motocicletas e veículos pesados para desobstruir vias públicas, como a retirada de barricadas em comunidades do Rio de Janeiro (retroescavadeiras, caminhões-prancha e caminhões basculantes). No total, foram investidos R$ 300 milhões.

Dentre os veículos adquiridos, estão duas ambulâncias blindadas, denominadas VBOR (Viatura Blindada de Operações de Resgate). Elas serão utilizadas pelo Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) da Polícia Militar em ações de resgate de policiais feridos em áreas conflagradas. O Rio é o único estado do país com esse tipo de veículo.

Polícia Militar da Rio de Janeiro recebe duas ambulâncias blindadas para resgate de policiais feridos. Foto: Divulgação Mídias Sociais.

O GESAR possui subordinação operacional à Diretoria Geral de Saúde (DGS) e administrativa ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e suas equipes tripularão as ambulâncias. Seu efetivo é formado por policiais militares combatentes, com curso de técnico de enfermagem, e por profissionais do quadro de saúde da PMERJ, entre médicos e enfermeiros.

Muitas operações são realizadas de forma integrada com o Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar, que também possui treinamento de resgate em áreas conflagradas, utilizando técnicas de APH-Tático.

Requisitos da blindagem

As viaturas de resgate, além das tripulações capacitadas e equipamentos de saúde, possuem proteção balística total Nível III (ABNT NBR 15.000), resistente a disparos de fuzil 7,62×51 mm (Full Metal Jacket), além de proteção contra artefatos explosivos que possam ser deflagrados ou detonados na parte inferior do veículo. As ambulâncias poderão ser utilizadas no atendimento básico, intermediário e avançado.

Com motorização a diesel Volkswagen, os veículos foram montados pela empresa Combat Armour Defense do Brasil, semelhantes aos blindados ZEUS da PMERJ. A parte interna das ambulâncias foi feita pela Marimar Veículos. A base dos requisitos técnicos operacionais utilizados em sua construção foram editados pela Polícia Rodoviária Federal em Termo de Referência.

Capacitação

Desde 2018, quando a PMERJ criou o estágio de socorrista tático, policiais militares de todo estado são treinados nas técnicas do Tactical Combat Casualty Care (TC3), adaptado à realidade do Rio de Janeiro.

Utilizam também em suas capacitações a Diretriz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar (APH-Tático) para Profissionais de Segurança Pública, editada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O procedimento específico para ações de resgate realizadas pela PMERJ está em fase final de edição.

- Anúncio -