- Anúncio -

Paraná – Na tarde de segunda-feira (17), equipe aeromédica do helicóptero Falcão 04 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi acionada para remoção aeromédica de paciente, vítima de infarto agudo do miocárdio (IAM), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campo do Tenente para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.

Por volta das 08h00 da manhã, o homem de 53 anos de idade, sentiu dor torácica tipo queimação irradiando-se para o dorso e de imediato procurou a UPA. A equipe do Falcão 04 foi acionada e depois de avaliar o paciente e realizar eletrocardiograma, foi administrado medicamento trombolítico.

Em seguida o paciente foi helitransportado até o Hospital Angelina Caron, onde deu entrada por volta das 18h00, estável e sem dor. A cidade de Campo do Tenente fica a cerca de 120 km de Campina Grande do Sul e de helicóptero foram necessários apenas 25 minutos. Esse medicamento é muito importante para pacientes que se encontram longe de hospitais referência em cardiologia e que precisam de atendimento imediato. 

Esse fármaco é disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Paraná e equipa as aeronaves do serviço aeromédico do Estado. Segundo especialistas apresenta resultados positivos no tratamento imediato a pacientes vítimas de IAM.

Medicamento trombolítico e remoções aeromédicas oferecidas pela Secretaria de Saúde do Paraná salvam vidas no Estado

Remoção aeromédica

Mesmo não sendo necessário o uso de medicamento trombofílico, o serviço aeromédico oferecido pelo Estado possibilita a remoção aeromédica de pacientes de locais com menos recursos para hospitais referência na especialidade necessária.

Isso aconteceu mais uma vez na segunda-feira (17), quando a equipe aeromédica do SAMU 192 Campos Gerais e BPMOA realizaram a transferência de um paciente da cidade de Castro para o Hospital Santa Casa, em Ponta Grossa.

O homem de 58 anos de idade deu entrada na UPA de Castro com fortes dores no peito e diagnosticado com IAM, necessitando de especialidade em cirurgia cardiológica, que não existia na origem.

Medicamento trombolítico e remoções aeromédicas oferecidas pela Secretaria de Saúde do Paraná salvam vidas no Estado.

Serviço aeromédico no Estado

Coordenadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) do Paraná, existem bases do serviço aeromédico em Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa. O serviço é realizado pelo SAMU 192 nas bases de Maringá, Cascavel e Londrina.

Na base de Curitiba o serviço é realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e pelo SIATE 193 do Corpo de Bombeiros. Em Ponta Grossa o serviço é integrado entre o SAMU 192 Campos Gerais e BPMOA.

Carnaval

No período do carnaval (sexta a terça-feira) o BPMOA estará em operação H24, com duas equipes de pilotos, operadores aerotáticos (OAT) e operadores de suporte médico (OSM), em plantões de 12 horas.

- Anúncio -