Águias da Cidade – A imprevisibilidade da ocorrência policial – Episódio 4

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

ÁGUIAS DA CIDADE é um projeto que envolveu grandes desafios, incluindo o acesso à Polícia Militar de São Paulo e a logística montada com microcâmeras digitais, instaladas nos helicópteros e acopladas ao corpo dos integrantes das equipes do Grupamento Aéreo.

Imprevisível, o episódio 4 de ÁGUIAS DA CIDADE reuniu toda a ação que se passa na cabine dos helicópteros em uma ocorrência policial, captando as momentos tensos e de extrema audácia das tripulações e da importância do COPOM (190) da Polícia Militar na coordenação da ocorrência. O sucesso da ocorrência policial depende sempre da atuação eficiente dos policiais militares em terra, como aconteceu na ocorrência da criança desaparecida e na apreensão das motocicletas.

Desde o início da ocorrência, o papel do controlador do COPOM e do tripulante que fica na Sala de Rádio do GRPAe, passando pelo deslocamento da equipe, as manobras arriscadas, a atuação fundamental dos tripulantes operacionais, até o desfecho da ocorrência policial. As ocorrências passam por uma trajetória de tensão, frustração e conquista, mostrando como as coisas acontecem na realidade de uma ocorrência policial, sem ensaios ou roteiros.

O episódio 4 também apresenta o treinamento da tripulação de tiro defensivo, denominado “Método Giraldi”, que consiste em um conjunto de técnicas e normas utilizado pelos policiais do Estado de São Paulo desde 1998. A filosofia tem como base a simulação de situações de risco para uso racional da arma de fogo. Os policiais são instruídos a sempre tentar a negociação com os criminosos para que eles se entreguem sem que seja preciso atirar.

Assista ao Episódio 4:

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Simplesmente show de bola.
    Todos que vivem isso no dia-a-dia conseguem se ver em cada capitulo.
    É muito bacana ver o que fazemos contado desta forma.
    Parabéns aos amigos de São Paulo.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários