Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo completa 28 anos

- Anúncio -

Em 15 de agosto o Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão” completou 28 anos de existência! 28 anos com um sabor de 99 anos da criação da Aviação da então Força Pública; a primeira organização de aviação militar do Brasil, criada por Decreto do Presidente do Estado de São Paulo em 17 de dezembro de 1913.

A comemoração ocorreu logo após o III Ciclo de Palestras de Segurança Operacional realizado em 17 de agosto de 2012 no auditório do SESCON-SP, Av Tiradentes, 960, Luz, São Paulo, com a presença do Dr Roberto Bayerlein, chefe do Serviço Aerotático da Polícia Civil de São Paulo, que também comemorou 28 anos de aniversário, do Comandante do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais, Ten Cel Windson Jéferson Mendes de Oliveira e representantes do Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso, do Exército Brasileiro, da Força Aérea, entre outras autoridades.

Este é o último aniversário antes de ser festejado o 1º Centenário da Aviação da Força Pública. O Grupamento de Radiopatrulha Aérea é, hoje, resultado do trabalho abnegado de um pequeno grupo de Oficiais e Praças que há 28 anos ousou reiniciar as atividades aéreas dos pioneiros de 1913, são os desbravadores dos anos oitenta.

Passados vinte e oito anos, o resultado do legado que estes bravos homens nos deixaram:

– A Polícia Militar do Estado de São Paulo opera hoje 28 aeronaves, sendo 24 helicópteros e quatro aviões;

– Como estrutura física, o Grupamento Aéreo, de sua modesta sala no porão do 2º BPChq nos idos de 1984, possui hoje 12 hangares, dez no interior do Estado e dois na Capital, no Aeroporto Campo de Marte;

– O efetivo atual já ultrapassou os 460 homens e mulheres, destes, quase 100 pilotos de helicópteros e aviões;

– A estrutura atual já conta com duas Oficinas homologadas junto à ANAC, uma em São Paulo e outra em Bauru;

– Na área de ensino, sua Escola de Aviação, também homologada pela ANAC desde 1998, já possui licença para mais de 10 cursos, entre aeronaves de asas rotativas e asa fixa. Hoje o GRPAe tem total autonomia na formação teórica e prática de seus pilotos e tripulantes;

– No campo operacional, o GRPAe deve fechar o ano de 2012 com cerca de 10 mil horas voadas. A título de comparação, esse montante equivale ao somatório dos 10 primeiros anos de operação do GRPAe (1984 a 1993);

Esta capacidade operativa permitirá chegar ao fim do ano com cerca de 25 mil missões realizadas em todo o Estado e em todas as áreas de atuação da Polícia Militar.

Os números impressionam porque impressionantes também são os números da Polícia Militar de São Paulo. Somente para mencionar alguns dados de 2011: foram mais de 35 milhões de intervenções da Polícia Militar; mais de 128 mil prisões em flagrante delito efetuadas; mais de 60 mil veículos recuperados; mais de 2.300 armas apreendidas e retiradas de circulação; e mais de 310 mil resgates. E em boa parte destas ações, o Grupamento Aéreo estava presente.

Nestes 28 anos, o Grupamento Aéreo não passou sequer um ano sem que a sua demanda aumentasse, frente às ações estratégicas do Comando da Instituição, da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado. E as novas demandas já ultrapassam de há muito os limites do Estado. Basta lembrar das atuações do Grupamento Aéreo por duas vezes no Estado de Santa Catarina (2009 e 2011) e no Estado do Rio de Janeiro (2011), em missões de Defesa Civil e humanitárias e, muito recentemente, há 30 dias atrás, em missão policial na cidade de Maceió, em Alagoas, quando um Águia lá permaneceu por 15 dias em um esforço conjunto de redução dos índices de criminalidade naquele Estado.

Nesse contexto, 85% da população do Estado de São Paulo – cerca de 35 milhões de habitantes – está até 15 minutos de um dos “Águias”!

Os pioneiros! O Grupamento Aéreo é o resultado dessa dedicação, desse suor e lágrimas derramados nestes 28 anos! É o resultado do sacrifício para o cumprimento da missão em detrimento dos momentos de folga e de ausência do lar! É o resultado da crença de todos que sempre foi e sempre será possível fazer melhor! É o resultado da paixão de Voar para Servir!

Homenagem aos Fundadores do GRPAe/SP:

Confira as fotos:

Fotos: Roberto Caiafa / Tecnologia & Defesa.

 

- Anúncio -