Bahia – As ferramentas tecnológicas chegaram, definitivamente, para ficar na vida cotidiana da Aviação de Estado. De forma destacada, nota-se um maior investimento das unidades aéreas em capacitação e padronização de seus times. Em tempos de estudo e sistematização do conhecimento sobre acidentes organizacionais, a administração pública não poderia investir em ações diferentes daquelas que, efetivamente, elevam os níveis de segurança das operações aéreas e, assim, ajudam a garantir a continuidade da prestação do serviço público.
Além disso, está quase pacificada a recepção de aeronaves bimotoras nos alguns cenários típicos das atividades patrocinadas pelo Estado, ante uma relação mais amigável e equilibrada de seus benefícios em detrimento dos investimentos atrelados. Ainda assim, há o objetivo claro de mitigar muitos dos riscos potenciais que habitam as cercanias desse tipo de operação, utilizando-se, cada vez, da tecnologia existente e disponível, da capacitação e do entrosamento das tripulações e, por último, de ações padronizadas e coordenadas de seus times.
Na esteira deste aprimoramento constante o GRAER da PMBA participou com seus pilotos – TEN CEL PM LÁZARO MONTEIRO, MAJ PM CESAR RICARDO, CAP PM HERLON CONCEIÇÃO e CAP PM ROGÉRIO ARAGÃO – do treinamento em simulador sintético de voo para a aeronave bimotora EC 145, atividade realizada no Training Center da AMERICAN EUROCOPTER na condado de Grand Praire, Texas, Estados Unidos, no período da primeira quinzena do mês de agosto último.
Segundo o TC PM LÁZARO, Comandante do GRAER, o treinamento foi muito produtivo, desenvolvido em simulador do tipo Flight Training Device (FTD) e envolveu voo regular altamente realístico no tipo EC 145 e suas diversas emergências. “Esse treinamento faz parte do pacote de instrução cuidadosamente preparado para dotar nossos profissionais dos conhecimentos necessários a boa operação do nosso PR-KPM, helicóptero EC 145 adquirido pelo Estado da Bahia, já entregue e em plena operação”, afirmou o Oficial.
Além das situações de emergência, foi promovido também o treinamento simulado em situações e cenários típicos da Aviação de Estado, da entrada inadvertida em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) e seus procedimentos. Essas ações aumentam a verossimilhança da proposta e reduzem a distância entre o treinamento simulado sintético obtido e aquele real desejado.
TREINAMENTO PBN
Já na no dia 19 de agosto todos os Oficias Pilotos do GRAER participaram da instrução sobre Navegação Baseada em Performance – PBN, treinamento necessário para operação de maquinas com recursos RNAV. A instrução foi conduzida pelo Instrutor Credenciado Adriano da Silva da AEROGRIPS e fora feita nas próprias instalações do auditório do GRAER da PMBA. Essa atividade também faz parte do pacote de instrução da compra do EC 145.
Introdução à PBN, CNS/ATM e seus conceitos básicos, Recursos RNAV e RNP, fraseologia, espaços aéreos, exigências de qualificação a tripulação e diferentes tipos de equipamentos de radio comunicação para navegação por performance instalado nas maquinas, procedimentos de contingencia, Normas, regulamentos e procedimentos Operacionais, o crescimento da navegação PBN hoje no mundo, enfim uma série informações importantes e necessárias para a operação técnica, eficiente e segura das maquinas sob esse viés.
Por tudo isso, assume-se uma nova realidade da Aviação de Estado e seus subsistemas complexos. Nesse novo cenário, são esperadas respostas mais adequadas, obtidas por meio da apropriação do conhecimento e do emprego da tecnologia. Nesse empreendimento, a administração pública procura agir com responsabilidade e equilíbrio, ao equalizar as suas disponibilidades de investimento com a necessidade de atendimento da sociedade, sem perder de vista a segurança das suas ações.
Fonte e fotos: Divulgação GRAER/PMBA