O serviço aeromédico de Victoria suspendeu todas as operações de resgate com guincho depois que um homem caiu e morreu quando estava sendo içado pelo helicóptero de um local de difícil acesso.
A vítima havia sofrido uma lesão no tornozelo enquanto caminhava em uma trilha por volta das 10:30 da manhã do dia 31/08/13. Devido ao local de difícil acesso e o tipo de lesão, foi solicitado o apoio do helicóptero para içar o paciente para bordo do helicóptero e posteriormente levá-lo ao hospital.
Infelizmente, durante a operação de içamento a vítima veio a cair. A tripulação de voo e paramédicos ainda tentaram reanimar a vítima no solo, mas ele morreu com o impacto.
Segundo informações, o helicóptero estava pairando acerca de 30 metros acima do solo, quando efetuava o içamento da vítima com o guincho, e quando o mesmo estava próximo da porta do helicóptero, ele caiu.
“Isso é devastador para a tripulação. Eles passam a vida inteira colocando-se em risco para atender os pacientes e, neste caso, algo aconteceu de estranho e precisamos entender o que é, mas é inadequado comentar algo até que nós investiguemos os fatos. É um ambiente de alto risco e devemos ter certeza do que aconteceu antes de retomar as operações com guincho novamente”, declarou Greg Sassella, diretor da operadora aeromédica.
As operações com guincho, realizadas pelos cinco helicópteros do estado de Victoria, na Austrália, foram suspensas enquanto se aguarda uma investigação por parte da empresa operadora dos helicópteros e da Autoridade de Segurança da Aviação Civil.
Fonte: The Age (tradução e adaptação do Piloto Policial a partir do original em inglês)