GRAer/BA realiza remoção aeromédica de duas crianças vítimas de afogamento

Bahia – Após condução de vítima de infarto da Ilha de Itaparica ao Hospital da Bahia, no dia 19/01/2014, a tripulação do Guardião 05 durante o procedimento de partida para retorno a base, por volta das 15h10, foi acionada para o resgate de duas crianças, vítimas de afogamento na praia de Amaralina.

amarelinha1

As vítimas já tinham sido retiradas da água pelos Guarda-Vidas Sd BM De Jesus e Elenilson, do GMAR (Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros) e estavam em estado grave (inconscientes), sendo atendidas pelo SALVAR (Resgate do Corpo de Bombeiros) e SAMU, conforme o Ten PMPB João Neto – Tripulante Operacional de serviço na Central de Operações do GRAER.

No local, a equipe do Guardião 05 visualizou a situação, efetuando o pouso numa área gramada na praia. O Coordenador Geral do SAMU – Médico Ivan Paiva, que já estava a bordo da aeronave, iniciou a avaliação das duas crianças, constatando que uma estava em parada cardiorrespiratória, aplicando de imediato a reanimação da vítima através do desfibrilador cardíaco, trazendo o menor de 03 (três) anos A. S. S. de volta a vida.

amarelinha2

A criança ficou sendo monitorada pela equipe do SAMU, juntamente com o Sub Ten BM Agnaldo, Tripulante Operacional do GRAER.

Na sequencia o médico foi assistir ao irmão, este de apenas 01 (um) ano que também estava inconsciente e apresentou piora no seu quadro de saúde, sendo trazido para o interior do helicóptero, pois existia grande probabilidade de ter que entubá-lo, porém com a oxigenioterapia foi restabelecida a sua melhora e R.S.S. voltou a saturar dentro do esperado para a situação, inclusive saindo do quadro de inconsciência.

amarelinha3

Com as crianças estabilizadas, o Guardião 05 decolou com destino ao Hospital do Subúrbio, onde as vitimas foram recebidas pelas médicas pediatras Lenita e Flávia e encaminhadas a UTI pediátrica. Os pais foram orientados na praia a seguir para aquele hospital.

Já pousados na base GUARDIÃO, a satisfação da tripulação composta pelo Maj PM Augusto (Cmte Aeronave), Maj PM Taranto (Oficial de Operações Aéreas), Sub Ten BM Agnaldo (Tripulante Operacional) e o Dr Ivan Paiva (Coordenador Geral do SAMU Bahia), ficou registrada na foto abaixo, a imagem do compromisso de servir “para que os outros possam viver”!

amarelinha4
Fonte: Graer/BA.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem Sub Ten. Piloto e copiloto e para medico, missão cumprida, nossa briosa Policia Militar da Bahia estar de parabéns.
    GRAER de 1ª qualidade. Avante guerreiros do ar

  2. Mais uma vez o GRAER prestando serviço a nossa população com competência e profissionalismo. Graças à Deus a Bahia se orgulha de sua PM, em especial o GRAER, Parabens Cel. Lazaro , sua gestão é gratificante . Parabéns ao Major Taranto, Major Augusto, Tenente Agnaldo e ao Dr. Ivan. Sempre missão cumprida.Abraços

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezesseis + 6 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários