Bahia – Após condução de vítima de infarto da Ilha de Itaparica ao Hospital da Bahia, no dia 19/01/2014, a tripulação do Guardião 05 durante o procedimento de partida para retorno a base, por volta das 15h10, foi acionada para o resgate de duas crianças, vítimas de afogamento na praia de Amaralina.
As vítimas já tinham sido retiradas da água pelos Guarda-Vidas Sd BM De Jesus e Elenilson, do GMAR (Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros) e estavam em estado grave (inconscientes), sendo atendidas pelo SALVAR (Resgate do Corpo de Bombeiros) e SAMU, conforme o Ten PMPB João Neto – Tripulante Operacional de serviço na Central de Operações do GRAER.
No local, a equipe do Guardião 05 visualizou a situação, efetuando o pouso numa área gramada na praia. O Coordenador Geral do SAMU – Médico Ivan Paiva, que já estava a bordo da aeronave, iniciou a avaliação das duas crianças, constatando que uma estava em parada cardiorrespiratória, aplicando de imediato a reanimação da vítima através do desfibrilador cardíaco, trazendo o menor de 03 (três) anos A. S. S. de volta a vida.
A criança ficou sendo monitorada pela equipe do SAMU, juntamente com o Sub Ten BM Agnaldo, Tripulante Operacional do GRAER.
Na sequencia o médico foi assistir ao irmão, este de apenas 01 (um) ano que também estava inconsciente e apresentou piora no seu quadro de saúde, sendo trazido para o interior do helicóptero, pois existia grande probabilidade de ter que entubá-lo, porém com a oxigenioterapia foi restabelecida a sua melhora e R.S.S. voltou a saturar dentro do esperado para a situação, inclusive saindo do quadro de inconsciência.
Com as crianças estabilizadas, o Guardião 05 decolou com destino ao Hospital do Subúrbio, onde as vitimas foram recebidas pelas médicas pediatras Lenita e Flávia e encaminhadas a UTI pediátrica. Os pais foram orientados na praia a seguir para aquele hospital.
Já pousados na base GUARDIÃO, a satisfação da tripulação composta pelo Maj PM Augusto (Cmte Aeronave), Maj PM Taranto (Oficial de Operações Aéreas), Sub Ten BM Agnaldo (Tripulante Operacional) e o Dr Ivan Paiva (Coordenador Geral do SAMU Bahia), ficou registrada na foto abaixo, a imagem do compromisso de servir “para que os outros possam viver”!