Professor infarta no Pico da Bandeira e é resgatado pelo NOTAer/ES

A ação rápida de um grupo de amigos e da equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Polícia Militar foi fundamental para que o professor de Física Cassiano Rodrigues Filho, 38 anos, recebesse os primeiros socorros a tempo, após sofrer um princípio de um infarto, a 500 metros do topo do Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.

Segundo o capitão Daniel Quintella, co-piloto do helicóptero Hárpia 05, que fez o resgate da vítima na tarde de ontem, a equipe foi acionada após um amigo de Cassiano conseguir pedir ajuda ao Centro Operacional de Defesa Social (Ciodes).

“Eles conseguiram sinal no celular e começaram a passar as coordenadas para nossa equipe. Isso foi fundamental para que pudéssemos encontrar um lugar para pousar a aeronave e fazer o resgate.”

Parte do grupo sinalizou o local onde estava com uma bandeira vermelha e branca. Enquanto isso, os outros amigos de Cassiano colocaram-no debaixo de uma árvore e iniciaram os procedimentos de primeiros socorros.

Depois de entrar em contato com médicos do município de Espera Feliz, em Minas Gerais, a equipe da Polícia Militar fez o resgate do professor, que estava a 3 mil metros de altitude. A ação durou cerca de dez minutos.

“Eles já haviam subido ao Pico da Bandeira. Os amigos disseram que, quando desceram, a vítima começou a se sentir mal e desmaiou”, disse o oficial.

Ao chegar ao hospital da cidade mineira, foi constatado o princípio de infarto, e a vítima foi transferida para Guaçuí, no Sul do Estado. A vítima continua internada, mas em situação estável. Cassiano mora em Divino São Lourenço, Região do Caparaó.


Fonte: A Gazeta.

Fotos: Divulgação.


19 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à Polícia Militar do Espirito Santo por mais esta ação que por ser rápida e muito técnica obtiveram sucesso completo. Um grande abraço aos companheiros Capixabas. Cap Quintela, companheiro de escola, já está colhendo os frutos do comprometimento e profissionalismo que apresentava desde São Paulo ein!!!

  2. Parabéns a todos os profissionais deste grupamento aéreo do Estado do ES – não mediram esforço, com bravura, determinação e profissionalismo, salvaram mais uma vida.

  3. boa noite sr. portal piloto policial gostei muinto deste site recomendado pelo cap siqueira do grupamento aerio de rio preto . gostaria de comentar com voces que eu desenvouvi um aparelho portatil eletroeletronico que possibilita as aeronaves faseren pousos noturnos com muinta segurança pois o aparelho emite feixes de luz quando colocado ao solo de for ma circular emetindo luses verdes e azuis de forma estrobo ajudando na aprocimaçao do solo nos orarios noturnos sendo assim eu que vai ser muinto utul resgates em rodovias e avenidas. ja testamos o aparelho eo grupamento aerio gostou minto tenho algumas imagems aerias gostaria de mostra aos senhores este feito gostaria de uma altorisaçao. obrigado pela oportunidade…boa noite

    • Parabéns ao trabalho da equipe de resgate.
      Caro amigo inventor parabéns pela sua invenção, mas quantos erros grosseiros de ortografia. A nossa língua foi assassinada… rsrs…

  4. Um agradecimento ao Grupamento Aéreo da PMES, que no dia 07/09/2011 resgatou nosso Irmão Cassiano no Pico da Bandeira.
    O Irmão estava na companhia do irmão Ananias Rodrigues Dias da ARLS Acácia de Guaçui nº 66 e infartou no alto da montanha.

  5. Parabéns a minha equipe.

    É uma grande satisfação ter treinado os nossos rapazes e hoje, na condição de comandante da Unidade, estar proporcionando que isto possa se tornar uma realidade. Continuem assim, estarei sempre torcendo pelo sucesso de nossas missões!

    Homenagem aos heróis de meu Grupamento e a todos os outros que tem o mesmo papel que o nosso, ou seja, SALVAR, PATRULHAR, RESGATAR E APOIAR A POPULAÇÃO.

    Grande abraço.

    Maj Novaretti – PMES

  6. PARABÉNS COMPANHEIROS, POR ESTA EXCELENTE CUMPRIMENTO DE MISSÃO, PARA O RESGATE DE MAIS UM SEMELHANTE, SÓ QUEM JÁ VIVENCIOU SITUAÇÕES DE GRANDE RISCO PARA AJUDAR O PRÓXIMO SABE QUE NÃO TEM PREÇO O QUE FAZEMOS.

    EU PENSEI QUE FOSSE FÁCIL!

  7. Parabéns aos amigos do NOTAEr do ES pela excelência em sua operação, adquirindo a cada dia os resultados aparentes. Salvar uma vida não tem preço. Parbéns pelo sucesso da missão. Aviação de Segurança Pùblica: Rumo à excelência.

    TC Gonçalves
    CONAV – Presidente

  8. Parabéns aos amigos do NOTAEr do ES pela excelência em sua operação, adquirindo a cada dia os resultados aparentes. Salvar uma vida não tem preço. Parbéns pelo sucesso da missão. Aviação de Segurança Pùblica: Rumo à excelência. É com este ato que mostramos nosso trabalho e o compromisso com o cidadão de bem, sem discriminar pela cor, raça ou condição social.

    TC Gonçalves
    CONAV – Presidente

  9. PARABÉNS AOS NOBRES GUERREIROS DO NOTAER, PELA AUDÁCIA E PROFISSIONALISMO COMO SE HOUVERAM NESSE RESGATE.
    PARABÉNS AO AMIGO MAJ NOVERETTI PELO ORGULHO QUE DEMOSNTRA POR SUA EQUIPE.
    OFICIAIS, É O MÍNIMO.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  10. QUERO AGRADECER IMENSAMENTE A POLÍCIA MILITAR DO ES, EM ESPECIAL AO PILOTO CAPITÃO WELLITOM KUNSCH E O CO-PILOTO DANIEL QUINTELLA, A QUEM HOJE POSSO DIZER QUE ” DEVO A MINHA VIDA A ESSES DOIS HOMENS ” PELA CORAGEM , VONTADE E HEROISMO POR NÃO TER MEDIDO ESFORÇO PARA COLOCAR AQUELA AERONAVE PRATICAMENTE NO TOPO DO PICO DA BANDEIRA PARA FAZER O MEU RESGATE NO DIA 07/09/20011, QUANDO PASSEI MAL E NÃO PUDE MAIS CAMINHAR E SE, NÃO FOSSE A OUSADIA DESSES DOIS HOMENS CERTAMENTE NÃO ESTARIA AQUI FAZENDO ESSE COMENTÁRIO PARA AGRADECÊ-LOS. MEUS NOBRES WELLITOM E DANIEL,MUITO OBRIGADO… E QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NOSSO DEUS DE AMOR E BONDADE, ESTEJA PROTEGENDO VOCÊS TODOS OS DIAS PARA QUE CONTINUE EXERCENDO A PROFISSÃO DE VOCÊS COM AMOR E DEDICAÇÃO.
    ESPERO EM DEUS QUE EM BREVE ESTAREI RECUPERADO E FAÇO QUESTÃO DE IR PESSOALMENTE ATÉ AO QUARTEL DA NOTAEr ES PARA AGRADECÊ-LOS.
    UM GRANDE ABRAÇO QUE DEUS ESTEJA COM VOCÊS.
    CASCIANO RODRIGUES FILHO.:

  11. Ao Major Novaretti e toda NOTAer/ES,

    Deve ser muito gratificante ouvir o depoimento acima do Casciano. Parabéns pela pericia, profissionalismo e seriedade desse trabalho.

  12. Esse é o tipo de operação que deixa a todos orgulhosos pelo elevado padrão operacional e pelo compromisso com a vida! De arrepiar….
    Parabéns aos colegas e parabéns a toda a equipe do Notaer.

  13. Parabéns a Polícia Militar por mais uma vida que salvaram e em especial ao PILOTO CAPITÃO WELLITOM KUNSCH E O CO-PILOTO DANIEL QUINTELLA,que pela coragem e dedicação fizeram esse brilhante trabalho. Quero parabenizar também aos amigos do Cassiano, Ananias R Dias(meu pai), Arinaldo e Jorge que estavam nesse momento junto com Cassiano, momento em que todos sofreram muito, com desespero em ver um amigo passando por uma situação dessa e em um lugar muito complicado.
    E diante de tudo desejo ao Amigo Cassiano R Filho tudo de bom, e que Deus esteja sempre ao seu lado dando força, coragem, paz, saúde… Para vencer os obstáculos da vida.
    Força Cassiano que Deus abençoe sempre.

  14. A todos os componentes da equipe do NOTAer/ES, meus parabéns pelo sucesso dessa missão!!
    Ações como essa engrandecem o nome da Aviação de Segurança Pública…
    Que a Segurança Operacional, os Equipamentos corretos e o Treinamento constante sejam a base de suas ações….
    Aproveitando o ensejo, gostaria que alguém aí do NOTAer pudesse nos esclarecer sobre um detalhe operacional de salvamento, que foi muito debatido neste site, durante o ano passado e o início deste ano, na pessoa do tripulante Marlon. No nosso artigo “Minimizando os riscos do Mac Guire…”, em vários de seus comentários ele divulgou um novo sistema de segurança, desenvolvido pelos profissionais dessa competente equipe, denominada “Hand of God” nas operações de salvamento, com utilização de carga externa pelo gancho da aeronave.
    Ocorre que ele mesmo se comprometeu em divulgar o sistema aqui no site.. Estamos aguardando essas informações há quase um ano.. Gostaria ao menos de ver uma foto, uma gravura ou uma simples descrição. Afinal se o sistema aumenta a segurança, acredito que pode e deve ser compartilhado com todos os operadores que realizam salvamento nas unidades espalhadas pelo país.

    Parabéns mais uma vez.!
    Estamos no aguardo.

  15. Parabens aos profissionais que atenderam ao chamado desta oc pois eu estava em casa e vi quando um elicoptero passou em direção ao estadio de futebol e logo me chamou a atenção,principalmente quando notei que ele voltara em direção ao vale do paraizo proximo ao acesso ao pico da bandeira do lado do espirito santo logo me informei do que si tratava e tive a info que um homem teria passado mau no alto do pico fiquei muito lizongeado.quando o elicoptero passou sobre onde eu estava identifiquei que era da Policia Militar do estado do Espirito Santo fiquei feliz em saber que deram atendimento pois sairam de vitoria para a divisa com minas com a maior dedicação fiqui muito orgulhoso parabens!

  16. Parabens à PM do ES pela operação e seu completo exito. Mas vejo que faltou na materia algumas informacoes como de onde a aeronave partiu (creio que deve ter sido de Vitoria), mas nada indica isso. E quanto aos 10 minutos da operação esse tempo foi o do deslocamento do PB à Espera Feliz.
    Mas, como disse, no tocante ao trabalho saiu tudo perfeito e foi um excelente trabalho. Eh bom saber que quando estiver lá em cima de novo e acontecer algo, temos tanto a PM capixaba como a mineira, assim como os Bombeiros, prontos para nos resgatar… Um vez torci o pé e tive de ir mancando e com muitas dores até a Tronqueira…….

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários