BRPAe – São José do Rio Preto completa 1º ano de operação

- Anúncio -

Numa cerimônia militar realizada esta manhã (12/08) no Comando do Policiamento do Interior em São José do Rio Preto (CPI-5), a Base de Radiopatrulha Aérea de São José do Rio Preto comemorou seu primeiro aniversário. A cerimônia, com a presença de autoridades civis e militares, teve a também a participação da diretoria do Aeroclube de São José do Rio Preto, representados pelo Comandante Antonio Facioli (presidente) acompanhado de dois integrantes da direção do aeroclube.

A cerimônia incluiu a entrega de certificados de Honra ao Mérito a soldados que se destacaram em serviço e teve início por volta das 9:30, com o perfilamento dos policiais e banda da Polícia Militar, que tocou o Hino à Bandeira durante a entrada do Pavilhão Nacional, o Hino Nacional, o Hino da Polícia Militar e o Hino do Aviador.

O efetivo misto, tendo os soldados da BRPAe em uniforme verde ao lado dos soldados da PM, esteve sob o comando do Capitão Siqueira (piloto do Águia) que comandou o desfile final perante o palanque das autoridades. Entre eles, o vice prefeito de São José do Rio Preto, e o comandante do Policiamento do Interior.

Falou, inicialmente, o Comandante Marcus Vinicius Baracho de Sousa, da Base de Radiopatrulha Aérea (veja o discurso abaixo), que fez um relato das 800 missões cumpridas no primeiro ano de operações, e dos desafios que enfrentou desde o início.

O Águia atendeu diversos tipos de operação: salvamento e proteção à vida, defesa patrimonial, defesa do meio ambiente, combate a incêndios, etc. em toda a região. Soubemos então que a PM investiu 5 milhões de reais no helicóptero Esquilo e mais 2 milhões em equipamentos. A sede da base aérea da PM estará pronta entre dezembro deste ano e janeiro de 2012, e está custando outros tantos milhões de reais e já se encontra em sua segunda laje no aeroporto de São José do Rio Preto.

Entre as missões importantes, foi citada a missão de decolar com mau tempo para Ribeirão Preto, para buscar um órgão doado que deveria desembarcar em Rio Preto para implantação em paciente daqui. O avião de grande porte precisou alternar para Ribeirão Preto devido ao mau tempo, e, enfrentando todas as intempéries, o Águia decolou em condições adversas, voou com tempo perigoso até Ribeirão e trouxe o órgão para o paciente que o aguardava, para poder sobreviver. Os detalhes, narrados hoje pelo comando da Base Aérea da PM, emocionaram todos os presentes.

Em meio às palmas e aplausos, a cerimônia encerrou com café e lanche para alguns dos convidados no Salão Nobre do comando, e o Águia 2 decolou do pátio da PM para retornar à sua base no aeroporto local.

Nota para Boletim Interno, alusiva a um ano de implantação do serviço de radiopatrulhamento aéreo no CPI-5:

Quando cheguei a São José do Rio Preto, com o desafio de orientar a implantação do serviço aéreo policial, confesso que me senti um pouco só. Mas esse sentimento logo desapareceu, nos primeiros contatos com os companheiros do policiamento, corpo de bombeiros, autoridades locais e colaboradores, que me receberam de braços abertos.  Foi um trabalho de equipe e quando percebi já estávamos prontos, para alçar os primeiros voos, começando no dia 12 de agosto de 2010.

As grandes oportunidades vêm disfarçadas de trabalho árduo, e veio a oportunidade de implantar um serviço voltado para a preservação da vida, da ordem pública. 24 horas, todos os dias. E já são 12 meses que o roncar dos rotores do Águia da Polícia Militar de São Paulo, corta os céus do noroeste paulista, cobrindo São José do Rio Preto e mais 95 munícipios sob a tutela do CPI-5. Foram mais de 370 horas voadas e 800 missões realizadas, todas voltadas para a proteção da sociedade.

Foram várias situações de apoios ao policiamento, busca e salvamento, preservação do meio ambiente, combate a incêndios, segurança pública e entre outras, destaco quando, aviões de grandes empresas aéreas, trazendo órgãos, para transplante, com toda a sua tecnologia, não conseguiram pousar em São José do Rio Preto, alternando suas rotas para outras cidades, por causa do mal tempo…, decolou a equipe do Águia, sob as piores condições climáticas, para o voo da vida, buscando o destino que outros não conseguiram, pousando onde ninguém ousa pousar, mantendo acesa a esperança de quem aguarda na fila por uma nova oportunidade para continuar a vida.

Não só nos lindos dias de sol, mas também quando desce a tormenta, a aeronave da Polícia Militar decola para proteger o cidadão, fazendo da excelência no serviço de radiopatrulhamento aéreo um hábito e não somente um feito.

Muito obrigado a todos aqueles que acreditaram em nós e apoiaram a criação da BRPAe SJRP, pois, foram facilitadores da realização de um serviço nobre, necessário e eficiente, garantindo uma melhora na qualidade de vida de todos da nossa região

Agradeço a todos os companheiros do CPI, batalhões de área, policia ambiental, policia rodoviária e corpo de bombeiros, pela paciência e colaboração, confiando no nosso apoio em suas operações. E podem ter a certeza da nossa dedicação em oferecer o mais alto nível de trabalho

Ao efetivo da base do Águia (pilotos, tripulantes, mecânicos e pessoal administrativo), o meu respeito e gratidão, pois, tiveram pouco tempo para a adaptação, aprendizado e amadurecimento, tão importantes na aviação, mas a vontade que vocês tiveram de se preparar, foi muito maior que a vontade de vencer, dando suporte à nossa existência, mostraram que amadores aspiram e profissionais trabalham, fazendo da disciplina o instrumento que transforma sonho em realidade. Parabéns! Vocês chegaram lá.

Não posso esquecer a família policial militar, homens, mulheres e crianças que como a minha esposa e filhos, mudaram suas vidas, deixaram suas cidades de origiem, parentes e amigos, e nos acompanharam nessa empreitada, confiando no sucesso dessa missão, pois, sem esse apoio, seria muito difícil seguir em frente. Obrigado!

Aprendemos com o passado, não nos conformamos com o presente e desafiamos o futuro. Contem com a nossa equipe por muitos anos voando para servir com, honra, lealdade, e certos do dever no cumprimento da missão de executar operações aéreas de segurança pública, preservando vidas, protegendo o patrimônio e potencializando todas as atividades da policia militar.

MARCUS VINÍCIUS BARACHO DE SOUSA

Comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de São Jose do Rio Preto


Fonte: Aeroclube de Rio Preto / Gráfico: DiárioWeb


- Anúncio -