A formação do piloto policial-militar de helicóptero da PMESP – critérios jurídicos e técnicos

- Anúncio -

ROGÉRIO VIEIRA PEIXOTO

RESUMO

A FORMACAO DO PILOTO POLICIAL-MILITAR DE HELICÓPTERO DA PMESP sob critérios jurídicos e técnicos vem aperfeiçoar a transformação do Oficial PM na sua jornada até a assunção ao comando de aeronave, a função de piloto comandante de helicóptero, pronto para as funções afetas à aviação de segurança pública.

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea selecionou Oficiais do QOPM de diversas turmas do CFO (Curso de Formação de Oficiais), no total de 08 (oito) concursos internos, até o ano de 2008, para completar o corpo de Pilotos de Helicóptero da PMESP. (Nota: atualmente o GRPAe está na sua décima turma)

A última turma, selecionada em 2008, freqüenta ainda o CEO – Piloto Policial de Helicóptero, que objetiva prepará-los à primeira Banca de avaliação da ANAC. Cada turma anteriormente selecionada seguiu um critério de formação diferente. Esta obra apresenta o demasiado tempo de serviço despendido ao Oficial PM, na sua formação como Piloto Policial-Militar de Helicóptero, pois o processo não padronizado e lento gera a indisponibilidade destes profissionais numa condição plena para o vôo e propõe adoção de critério.

O estudo abrange o período compreendido entre a criação do GRPAe até os dias de hoje. O GRPAe necessita de Pilotos de Helicópteros legalmente habilitados para tal e capacitados para o cumprimento de suas missões. O Piloto Policial-Militar de Helicópteros deve ter a formação adequada e manutenção de sua proficiência para o desempenho de suas funções especiais a bordo dos helicópteros da PMESP, para no apoio às diversas OPM especializadas ou não, quando é exigido do profissional elevado grau de capacitação, visando à segurança das operações aéreas consideradas de alto risco.

Ao GRPAe cabe a manutenção e fiscalização das condições legais e regulamentares do Oficial Piloto de Helicóptero, no desempenho da sua função, e cumprir as normas emanadas pelo órgão fiscalizador da aviação civil no Brasil, bem como o nível técnico – operacional de seus pilotos de helicópteros.

A obra objetiva ainda definir critérios técnicos para a formação do Piloto Policial-Militar de Helicóptero da PMESP, para cada uma das fases de formação do Oficial, estabelecer critérios para a manutenção da proficiência destes aeronautas, além de pautar a sua formação sustentada pelas normas legais e vigentes.


Clique e faça o download da monografia.
(Monografia de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais I – 2008)


Autor: Rogério Vieira Peixoto é Major da Polícia Militar de São Paulo, atua no Grupamento de Radiopatrulha Aérea como Piloto Comercial de Helicóptero, Instrutor de voo e Examinador Credenciado pela ANAC.


- Anúncio -